09 Motivos para começar a meditar agora

Conheça os 09 motivos para começar a meditar agora. Descubra que meditar vai muito além de um estado de calma e relaxamento.  Saiba porque ela pode ser transformadora em nossa vida.

A meditação é uma prática muito poderosa que tem sido usada a há milhares de anos no mundo todo.

Quando falamos em meditação, as pessoas já imaginam  aqueles monges em seus templos ou em montanhas com a postura sentada de pernas cruzadas, apreciando a natureza, fazendo um mantra e se sentindo em paz. Porem essa técnica vai muito além do que imaginamos.

Na verdade a meditação está ao alcance de todos e tem se tornado cada vez mais popular. É uma técnica que envolve postura e focalização da atenção, conduzindo a mente para um estado de calma e relaxamento levando assim a tranquilidade e paz interior.

Vivemos  hoje em dia sob constante tensão e stress da vida e, as vezes é difícil desconectar dessas emoções,  sentimentos e pensamentos até mesmo quando vamos dormir.

A meditação é uma ótima alternativa de treinar a nossa mente para se concentrar ao máximo, chegando ao ponto de desconectarmos de todas essas emoções, pensamentos e sentimentos, trazendo o relaxamento e a paz interior que vão refletir até mesmo em um bom sono profundo.

Relaxar e acalmar a mente – Acesse Prisma Meditação no YOUTUBE – Minuto Meditação

É claro que para alcançar todos esses benefícios  é necessário perseverança, paciência e prática constante. Treinar a mente não é uma tarefa simples e imediata  mas, se praticar sempre e não desistir, com o tempo vai melhorando e aperfeiçoando a técnica.

Existem  diversas formas de praticar a meditação, diferindo na duração, na abordagem ou  até mesmo no método a ser praticado. Essas variações, no entanto, não influenciam no resultado final pois o efeito produzido no cérebro é o mesmo.

Portanto, não existe uma meditação melhor do que a outra, o importante é o perfil do praticante e do contexto que ele está inserido. A prática meditativa tem que ser adequada  para cada um e, conforme o que se deseja para si mesmo.

Até bem pouco tempo atrás, a meditação não contava com o conhecimento científico porém, nos últimos anos pesquisadores de todo o mundo começaram a entender, o porquê, que meditar funciona tão bem para diferentes problemas de saúde.

A ciência vem descobrindo que os benefícios da meditação são muitos e vão além do simples relaxamento.

Recentemente a medicina começou a se dedicar e a entender o impacto que pratica de meditar provoca em todo o organismo e os resultados tem sido impressionantes.

Alguns médicos, que já conhecem os benefícios da meditação, tem indicado aos seus pacientes como mais um tratamento alternativo e complementar para algumas doenças correlacionadas.

Vamos ver então os 09 motivos para começar a meditar agora

09 motivos para começar a meditar agora

09 Motivos para começar a meditar agora

1- Meditar desenvolve o cérebro

Um estudo realizado na universidade de Havard descobriu que praticar a meditação durante oito semanas, aumenta a densidade da massa cinzenta do cérebro e, envolvendo três partes:

  • Hipocampo esquerdo =  essa região  é responsável pelo aprendizado, memória, reter informação e transformar a memória de curto prazo em longo prazo;
  • Córtex cingular posterior = região que possui forte conexão com outras áreas cerebrais e está relacionado com a parte do controle emocional e com a recuperação da memória;
  • Junção temporo-parietal = região do cérebro associado à percepção e ao processamento de informações responsável pela empatia e pela compaixão.

O mesmo estudo ainda descobriu que a pratica realizada por oito semanas, reduziu a função de outra estrutura cerebral, a amígdala cerebral, ou seja, uma estrutura cerebral que regula as emoções  como o medo, estresse e ansiedade.

Assim a prática da meditação, além de tranquilizar sua mente, te deixa mais criativo, te ajuda a ter novas ideias e, para aquelas pessoas que costumam “ser esquecidas”,  ajuda a lembrar onde deixou certos objetos, por exemplo a chave de um carro, da casa, ou até mesmo onde deixou o carro.

2- Melhora as emoções

Os três pontos que mais afetam as pessoas atualmente são, depressão, estresse e ansiedade.

Um estudo concluiu que pessoas que praticaram meditação tiveram uma redução considerável nesses três aspectos e mesmo após seis meses os participantes ainda apresentavam efeitos positivos.

Outro estudo analisou pessoas que haviam sofrido depressão no passado, com a prática da meditação, diminuiu consideravelmente os pensamentos negativos e as disfunções cerebrais.

Ainda descobriu que a meditação pode ser tão poderosa que muitos dos participantes  não precisaram mais tomar os medicamentos usados para tratar a depressão. Eles observaram que a meditação foi mais efetiva que a grande maiorias dos medicamentos normalmente usados

Também foi descoberto que a prática não somente ajuda a lidar melhor com o estresse como também diminui drasticamente a quantidade de stress.

Pessoas diagnosticadas com distúrbio de ansiedade generalizada, os pesquisadores concluíram que a meditação em apenas oito semanas diminui significativamente os sintomas da ansiedade.

Portanto a tensão e a ansiedade acumuladas durante o dia vão diminuindo gradualmente com a prática diária.

Isso acontece porque essa atividade consegue relaxar a nossa mente e o corpo de uma maneira notável através da sincronização da respiração.

A nossa própria capacidade de focar em pensamentos positivos, se afastando daquilo que nos oprime ou nos preocupa, favorece a redução dos níveis de hormônios que promovem o stress como cortisol e adrenalina.

3- Impulsiona a saúde e bem estar

As doenças cardíacas associadas ao estreitamento e rigidez das artérias, como ataques cardíacos ou derrames  (AVC) podem ser evitadas pela prática frequente dessa condição o que aumenta significativamente o bem estar desse importante órgão.

Os benefícios para a saúde cardíaca são muitos e ajudam não só a prevenir as doenças cardio vasculares mas reduzem  em até 48% o risco de mortalidade para pessoas com problemas cardíacos.

Descobriu também com pacientes hipertensos, após três meses de meditação que tiveram uma queda drástica na pressão sanguínea e em muitos casos havendo até a retirada do uso dos medicamentos.

Constatou-se ainda que a meditação reduz os níveis  de inflamação no corpo, melhora os processos de recuperação das células, melhora a disposição de energia e  eleva em quase 50% a imunidade e em 65% o bem estar.

O caso mais surpreendente foi de Elisabeth Blackburn, ganhadora do prêmio Nobel que descobriu alterações genéticas na prática da meditação.

Essas alterações ocorreram no tamanhos do telômeros (associados ao envelhecimento da células) , telômeros curtos são sinal de envelhecimento acelerado.

A prática da meditação diária desacelerou o encurtamento dos telômeros e o processo do envelhecimento, ou seja, a meditação pode prolongar a sua vida.

4- Combate as dores

Um estudo feito com mestre de meditação e com pessoas  comuns em um teste de dor. Todos os participantes tiveram suas atividades cerebrais monitoradas enquanto recebiam ondas de calor dolorosas.

Foi observado que os mestres apresentaram menos atividade cerebral relacionada a dor e mesmo recebendo os sinais nervosos, eles ainda não sentiram dores no corpo com relação aos outros participantes que sentiram dor.

Outro estudo surpreendeu ainda mais ao descobrir que a meditação pode reduzir  cerca de 40% da intensidade da dor e 57% das dores. Só para você ter uma ideia, muitos medicamentos usados para aliviar a dor, reduziram tipicamente em torno de 25%

Uma das investigações mais recentes realizadas concluiu que meditar 3 vezes por semana pode reduzir significativamente o linear de dor mesmo naquelas pessoas  que estão apenas começando a prática.

Essa pode ser uma excelente alternativa para quem sofre de dores crônicas como: dores nas articulações, fibromialgia e até câncer, sendo uma super aliada além de melhorar o humor de forma geral.

5- Supera hábitos ruins

Uma pesquisa recente descobriu que o hábito de meditar estimula o crescimento da região do cérebro = córtex pré- frontal dorsolateral (responsável pela força de vontade) e,  meditar aumenta a capacidade de superar hábitos ruins e criar novos hábitos.

Em 2014  foi realizado um estudo, por um ano, em dois grupos de alcoólatras que foram submetidos a um programa de recuperação.

O primeiro grupo seria um programa típico de recuperação, já o segundo  grupo seguiu o mesmo programa e praticou meditação diariamente por oito  semanas.

Um ano depois do término do tratamento, os pesquisadores descobriram que 20%  dos participantes que seguiram apenas o programa, tiveram recaídas já os que praticaram  a meditação diariamente, apenas 8% tiveram recaídas.

Pesquisadores concluíram que a meditação reduz os desejos pelos hábitos ruins e aumenta a sensação de estar consciente

6-Promove desempenho e concentração

Em 2008, uma universidade fez um estudo  com um grupo de participantes que  passou por vários testes para medir sua agilidade e capacidade de resposta.

Após ele tirarem uma soneca, lerem,  conversarem um pouco e  meditarem, esses  diferentes grupos foram submetidos  a vários testes de agilidade mental. 

O grupo que meditou melhorou seus resultados em 10% em relação ao restante. Indicando que a meditação é um forte aliado para o desempenho e  para a produtividade.

Em 2010 pesquisadores submeteram participantes a realizarem tarefas extremamente entediantes e repetitivas como procurar diferenças entre linhas.

Descobriram que o grupo que havia meditado antes da atividade apresentou uma performance superior, sugerindo que a meditação aumentou a concentração dos participantes.

Outro estudo realizado com trabalhadores, descobriu que a prática diária de meditação, levou a conectividade deles com o cérebro, aumentando o controle da tensão, da resistência em distrações e elevando a quantidade de tempo que conseguiam se concentrar em apenas uma tarefa.

Também foi constatado que a prática diária de 20 min de meditação aumentou drasticamente a performance das habilidades cognitivas dos participantes .

7- Possibilita um melhor descanso

Se você tem problemas para dormir e insônia essa é a hora de começar a praticar e aproveitar os benefícios da meditação.

A meditação aumenta os níveis de melatonina, proporcionando um sono profundo por até 6 horas seguidas, você vai dormir como um bebê.

Além de reduzir os níveis de certos hormônios responsáveis pelo estresse, nos tornando  mais relaxados, de bom humor e dormimos melhor.

8- Meditação te deixa mais feliz e de bom humor

Um famoso estudo realizado  em 2004 apresentou resultados impressionantes.

Ao analisarem por meio de eletrodos cerebrais de monges que meditavam  há muitos anos.

Os pesquisadores descobriram que os monges possuíam 30 vezes mais a quantidade de ondas gama no cérebro se comparados com pessoas não praticantes de meditação.

As ondas gama estão fortemente associadas a diversas características como inteligência, compaixão, autocontrole e a felicidade.

Ainda a  meditação aumenta os níveis de serotonina, com o simples fato de você respirar com consciência, você passa a ver  a vida  de uma maneira mais leve, mais tranquila e levar tudo com bom humor.

Outro estudo relatou que a prática diária da meditação aumenta a quantidade de emoções positivas no cérebro e ainda melhor, foi descoberto que a quantidade de emoções positivas continua subindo com a constante prática de meditação ao longo do tempo.

9Mais consciência para se alimentar

Uma vez que você pratica a meditação, tem mais concentração, respira melhor, está mais presente no momento e consegue se alimentar melhor.

Quando passamos a comer com consciência, acabamos por comer menos, o que ajuda a emagrecer, isso se deve também a massa cinzenta do cérebro.

Se quer manter o peso, emagrecer ou  simplesmente cuidar da sua saúde e comer com consciência, comece a meditar.

Conclusão

Como você pode ver uma da razões que causa tanto impacto, praticando a meditação, é na saúde de um modo geral, seja ela física, mental, emocional e até espiritual.

A meditação te deixa mais consciente do seu eu interior, mais protetor de si mesmo e através dessa consciência, você começa a fazer escolhas mais saudáveis ​​para o seu corpo.

Muitas pessoas usam a meditação, com sucesso, para parar de fumar, livrar-se de algum vício, reduzir o estresse e a ansiedade.

Percebem que a meditação traz mudanças profundas em sua mente que vão muito além do que um simples relaxamento.

Se você gostou de todos esses benefícios, conheça outras meditações incríveis. Clique no botão abaixo.

 

AGORA PRECISO SABER!

Você já experimentou alguma técnica de meditação? Ou vai começar agora?

Deixe seu comentário . Vamos interagir!

Gratidão, “Prisma de Luz” por sua leitura no Prisma Meditação.

“Eu te vejo, eu te respeito, eu te valorizo, você é muito importante para mim!” SAWABONA

Acesse Prisma Meditação no YOUTUBE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Este site faz uso de cookies para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos sites, você concorda com tal monitoramento.